terça-feira, 15 de outubro de 2013

Teatro MiMO - Diálogos Estéticos



Projeto Diálogos Estéticos no Instituto Aquilae
Dia 16 de outubro de 2013 às 19h30

O diretor artístico do Teatro MiMO, Tomaz de Aquino, dialogará sobre o processo de montagem do espetáculo Sakura Matsuri - O jardim das cerejeiras e os princípios poéticos e estéticos que influenciaram a produção do espetáculo.


Nesta edição, o Projeto Diálogos Estéticos, apresenta um encontro com a Mímica e o Treinamento para o ator que resultaram na corporalidade provisoriamente intitulada como Pseudo-Butoh. Na ocasião, será apresentado um fragamento do espetáculo. 

Seguem abaixo maiores informações sobre o trabalho e o projeto.

Sobre solo no “Sakura Matsuri: jardim das Cerejeiras” de Tomaz de Aquino:

Solo: Inspirado no fenômeno japonês Sakura Matsuri (Floração da Cerejeira) e na dança-teatro Butoh, Matsuri - cena que compõe o espetáculo Sakura Matsuri: O jardim das cerejeiras, do Grupo Teatro MiMO-, versa sobre o surgimento do mundo e o eterno ciclo de passagens do que se faz presente no efêmero das relações, relacionando-se com a metáfora cíclica da vida, do homem e sua passagem sobre a terra, o eterno retorno, o devir. A cena faz parte da pesquisa de Mestrado do ator e diretor Tomaz de Aquino que busca a confluência entre a Mímica e o Treinamento Pré-Expressivo, resultando numa estética que recebe o nome provisório de Pseudo-Butoh.

Sobre Tomaz de Aquino:

Mestrando no programa em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor egresso doInstituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFCE, Diretor Teatral e ator-pesquisador nas linhas de pesquisa da Mimica, Teatro Fisico e Performance. Graduado em Artes Cênicas (IFCE) e formado pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, participa como pesquisador do grupo Poéticas do Corpo (IFCE) - de pesquisa e experimentação do corpo em teatro e dança, com registro no CNPQ, sob a orientação da Profa. Dra. Mônica Braga Marçal. Dirige o Teatro MiMO, grupo que tem como foco de pesquisa cênica, a mímica, o palhaço e a performance. Autor dos artigos: O silêncio na mímica e no teatro físico; Dança contemporânea x teatro físico: uma intersecção; Corpo e emoção: o estímulo proprioceptivo como alavanca para as emoções; A dramaturgia do espaço no processo de montagem do espetáculo Público do Grupo 13º Ato.

Serviço:
Projeto Diálogos Estéticos realiza conversa sobre processos de criação em Teatro.
Diálogos Estéticos é um projeto que tem como intuito possibilitar conversas sobre processos de criação em arte e temáticas afins. O mesmo será realizado no Instituto Aquilae (espaço de Arte, Educação e Saúde).


Coordenação: Jacqueline Peixoto e Raimundo Severo Jr
Data: 16 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 19:30h

Entrada: Gratuita

Maiores informações:
Fone: 3227-6868 ou 3272-4701.
E-mail: dialogosesteticos@yahoo.com.br

Endereço Instituto Aquilae:
Rua Dr. José Lourenço, 2235, Dionísio Torres (quase esquina com Av. Antônio Sales), Dionísio Torres, Fortaleza - CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário