MiMOsos


TOMAZ DE AQUINO Diretor, produtor, ator e performer. Formado pelo Curso de Arte Dramática da UFC e pelo Curso de Artes Cênicas do IFCE. Estudou com artistas e pesquisadores tais como Elisa Toledo (Venezuela), Los Corderos (Espanha), Valentin Tuplyakov (Rússia), Maurice Durozier (França), Idit Herman (Israel), Pablo Assumpção (CE), Luís Louis (SP), Leela Alaniz (França), Silvana Abreu (SP), Jesser de Souza (SP) e Cacá Carvalho (SP). Facilitador nas oficinas: Consciência Corporal, no IX ENEARTE; Introdução à Mímica, no IV Seminário de Arte e Educação da UFC e CCBNB; Teatro Infantil, no SEST/SENAT; Teatro, no Instituto Cristo Rei; Consciência Corporal e Interpretação, no Curso de Iniciação Teatral Acontece e é professor de teatro do Colégio Nossa Senhora das Graças. Atualmente, participa do grupo Poéticas do Corpo - de pesquisa e experimentação do corpo em teatro e dança, com registro no CNPQ, sob a orientação da professora doutora Mônica Braga Marçal, e dirige o Teatro MiMO, grupo que tem como foco de pesquisa cênica a mímica, o palhaço e a performance. É autor dos artigos científicos: “O silêncio e as possibilidades da comunicação através do corpo na cena teatral”, “Dança contemporânea x teatro físico: uma interseção” e “O silêncio na mímica e no teatro físico” – publicados nos anais do VI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, do XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR e no III Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Rede Norte-Nordeste de Educação, respectivamente. Teve sua monografia “A mímica na formação do ator” aprovada com nota máxima.



ANA BÁRBARA LEITE FILGUEIRAAtriz, pesquisadora e arte-educadora. Graduada em Artes Cênicas pelo IFCE. Especialista em Arte Educação na FA7. Integrante do grupo de pesquisa Poéticas do Corpo ministrado por Mônica Marçal registrado no CNPQ. Autora da pesquisa “Consciência corporal na formação do ator: Um olhar sobre o projeto improvisações poéticas”. Por dois anos foi integrante do grupo Improvisações poéticas dirigido por Liliana Costa, onde participou dos espetáculos “sobre qualquer coisa” e “ainda sobre qualquer coisa”. Estudou com artistas e pesquisadores, tais como: Los Cordeiros (Espanha), LUME (SP), Milton Paulo (França), Jaqueline Peixoto (Fortaleza). Atriz no espetáculo de conclusão do curso de artes cênicas no IFCE, “A semente”, dirigido por Joca Andrade. É professora de teatro no colégio Nossa senhora das graças desde fevereiro de 2009. E atualmente é integrante do Teatro MIMO, onde é atriz nos espetáculos “Mulieres”, “Varre-varre” e “Lavadeiras”.

BRUNO LOBO – Ator. Formado pelo Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar. Participou da Residência Artística ClowndioIvo Ponto de Encontro, com apresentação do exercício O Outro. Atuou nos espetáculos ALICE: nem tudo que parece é, O Mistério da Cascata e Mulieres.

FELIPE ABREU - Ator, palhaço, circense e experiência como sonoplasta no espetáculo "As Lavadeiras". Participou dos espetáculos "Tum Tum Tá Tá – Corpos que falam", "As Lavadeiras", "Pausa para o café", "Um natal quase perfeito" e "Mulieres". Fez aulas de mímica no Mime Center (Alemanha), de palhaço com Claudio Ivo e Sâmia Bittencourt e técnica circense com Sâmia Bittencourt e Emanuel Breno e atualmente frequenta aulas de dança contemporânea com Andréa Bardawil.
JONATHAN PESSOA – Ator, preparador corporal e arte-educador. Graduado em Artes Cênicas pelo IFCE. Estudou com artistas e pesquisadores como Fábio Vidal (Bahia), Lume Teatro (Campinas) e Los Corderos (Espanha). Participou dos espetáculos Apocalise, Exercício Gestalt e Mulieres. Atualmente pesquisa a mímica, a  biomecânica de Meyerhold e a transição entre voz e corpo.
MARISA CARVAJO - Atriz formada pelo Curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar. Psicóloga em formação e agente de pesquisa FUNCAP, desenvolvendo pesquisas sobre Coping R/E; comparação de técnicas do Teatro Fisico e Psicologia Transpessoal.. Participou do espetáculo ALICE: nem tudo que parece é, com direção de Silvero Pereira. Atualmente participa do Teatro Mimo.

Melissa Lima Caminha
Atriz, palhaça, arte-educadora e pesquisadora em arte e educação. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Artes Cênicas pelo IFCE. Especialista em Arte Educação pela Faculdade Sete de Setembro (FA7) e mestranda em Arte e Educação pela Universidade de Barcelona. Atriz dos espetáculos Brincadeiras Infantis, Os Sete Pecados Capitais, O Pote de Amendoim Real, Lear, a Rainha, Saquinho de Pipoca, As Lavadeiras, e Varre Varre. Possui também formação paralela em Artes, tendo participado de cursos e oficinas com artistas e grupos tais como LUME, Cia. Luis Louis, Palhaços para Sempre, Chacovachi, entre outros. Como arte-educadora ministrou oficinas e cursos na área de teatro, com trabalho e pesquisa premiada na área do palhaço. Foco de estudo: corpo. Linhas de pesquisa: arte-educação, teatro-educação, mímica, palhaço, performance e teatro físico.

Paula Queiroz - Atriz e Arte-educadora. Graduada em Artes Cênicas pelo IFCE. Especialista em Arte-Educação pela FA7. Estudou com artistas e pesquisadores como Luiz Carlos Vasconcelos, Bia Bedran, Wanda Sgarbi, João Lima, Márcio Marciano, Helder Vasconcelos, Adelvane Neia, Ernani Maleta. Como arte-educadora, ministra oficinas de teatro e contação de histórias. É autora das pesquisas “Fábulas: contador e jogo no palco”, e “Colaborações em Colaborativos”. Como atriz, ganhou prêmio Balaio 2008 de atriz revelação, pela peça de conclusão da graduação Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Fez assistência de direção do espetáculo O Capitão e a Sereia, do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, e assistência de pesquisa do espetáculo A Farsa da Preguiça, dos grupos Ser Tão Teatro, e Clowns. É fundadora do Grupo de Teatro MiMO, participando como atriz do primeiro elenco da peça As Lavadeiras. Linhas de pesquisa: teatro infantil, contação de histórias, jogos teatrais, mímica, arte-educação. Atualmente participa como atriz convidada, da criação do espetáculo Ricardo III de William Shakespeare, do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, com a direção de Gabriel Vilela.

RAFAELA DIÓGENESAtriz graduada em Artes Cênicas pelo IFCE e estudante do Curso de Realização em Audiovisual - Vila das Artes (UFC/Prefeitura Municipal).  Participou dos espetáculos "Sonho de uma Noite de Verão", "Alice no País das Maravilhas", "O Mágico de Oz" e "O Pagador de Promessas". Premiada pelo esquete "Mi Pelo Se Quedó". No cinema, participou dos curtas-metragem "Bolinho leve frito feito com farinha, leite e ovo", "257m²" e "Lola" e do longa-metragem "Rânia". Dirigiu o curta-metragem "Princesa" pela Vila das Artes. Atualmente integrante do Teatro MIMO, desenvolve pesquisa enveredando pela Mímica Clássica e Teatro Físico, cujo primeiro projeto foi “As Lavadeiras"